Educação e emancipação

Em Educação e emancipação são reunidos ensaios arrebatadores e atuais de Theodor W. Adorno, considerado um dos intelectuais mais influentes e brilhantes deste século.

Os grandes desastres ocasionados pelo nazismo e pelas ditaduras levaram o pensador a valorizar a importância dos sistemas educativos na construção de sociedades democráticas.

 

 

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Em Educação e emancipação são reunidos ensaios arrebatadores e atuais de Theodor W. Adorno, considerado um dos intelectuais mais influentes e brilhantes deste século.

Os grandes desastres ocasionados pelo nazismo e pelas ditaduras levaram o pensador a valorizar a importância dos sistemas educativos na construção de sociedades democráticas.

Assim, em Educação e emancipação , o autor constata como a formação pode conduzir à barbárie e à dominação, algo que o nazismo revelou ao propagar nas instituições escolares uma “falsa cultura”, que impedia o pensamento crítico.

Uma das principais questões que o filósofo se pergunta é como este mundo, tão desenvolvido científica e tecnologicamente, pode ter ao mesmo tempo tanta miséria. Prestar atenção ao que acontece no mundo obriga a entender a formação das pessoas e analisar o papel tanto das instituições de ensino como dos meios de comunicação.

Neste livro, que reúne vários textos de Adorno, o filósofo faz uma reflexão acerca de diversas questões, analisando o efeito das mídias na educação da população e sua importância para a formação de uma sociedade mais livre, pensando sobre o papel dos professores nesse processo e indicando como estratégias de educação podem levar a um caminho de barbárie.

Esses textos revelam o interesse de Theodor W. Adorno pela dimensão emancipatória que deve promover educação, cultura e ética destinadas à formação de pessoas democráticas.

Com esta obra, o filósofo reafirma sua importância na discussão de temas em favor da cultura e contra a “”falsa cultura””. Contrariando a imagem de um pensador denso e de difícil acesso, reúne ensaios arrebatadores e atuais, como “O que significa elaborar o passado”, considerado uma verdadeira aula de dialética, além de textos como “A filosofia e os professores”, “Tabus acerca do magistério”, “Televisão e formação”, “A educação contra a barbárie”, entre outros.

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