Conheça alguns aplicativos e ferramentas educacionais que podem ser utilizadas em sala de aula

Por Zevaldo Sousa

Olá educador, estudante universitário ou amante da educação, como você está?

Durante a pandemia, vi muitos colegas buscarem soluções para seus desafios. Na época, fiz um texto pessoal e hoje estou divulgando essa pequena seleção de Aplicativos e Ferramentas Educacionais que podem ser usadas para apoiar professores e estudantes neste período de pandemia com mais intensidade e em sala de aula no pós-pandemia.

Antes, é preciso pontuar, apesar de muitos aplicativos ou ferramentas digitais de ensino-aprendizagem terem sido intencionalmente criados para esta finalidade, muitos outros aplicativos comerciais são e podem auxiliar educadores e alunos na busca pelo conhecimento.

Por este motivo, prefiro, como educador, olhar o potencial pedagógico de cada ferramenta antes de escolher qual devo compartilhar com meus alunos. Também gosto de entender quais destes aplicativos ou ferramentas eles já dominam e quais eles não conhecem. Vale ressaltar que a escolha de determinados aplicativos para uso educacional também precisa estar alinhada com o objetivo do plano de aula, das necessidades dos alunos e das possibilidades reais de uso, afinal de contas, não adianta escolhermos aplicativos que não podem ser usados pelos alunos.

Segue a lista de apps e ferramentas:


Aplicativos de Videoconferência

Google Meet (https://meet.google.com/). Durante a pandemia, esta ferramenta Google foi liberada para o público com número reduzido de participantes, o Google Meet é uma ferramenta de videoconferência muito utilizada para contato entre educadores, estudantes e comunidades. A possibilidade da ferramenta é ampla, sendo possível compartilhar telas e arquivos, agendar no Google Calendar, possui um chat de comentários e a depender da intencionalidade pedagógica, pode-se chamar pessoas externas para colaborar com a sala de aula. Existe site e app na Google Play Store.

Teams (https://teams.microsoft.com/) Ferramenta de videoconferência da Microsoft, para criar uma sala é preciso ter conta Outlook, que pode ser institucional ou privada. Todavia, para entrar na sala, não há necessidade de conta. A ferramenta tem integração com as ferramentas do pacote Office da Microsoft com grande potencial pedagógico de compartilhamento, conversação e construção coletiva de conhecimento., você pode baixar para o PC, acessar pelo site ou pelo App.

Skype (https://www.skype.com/pt-br/) Uma das ferramentas mais completas da Microsoft para videoconferência, conversação e colaboração com ampla possibilidade de acesso via smartphones, PC, celulares, etc… Potencial de compartilhamento de documentos. 

Messenger (https://www.messenger.com/) Ferramenta do Facebook que já está sendo integrada ao Instagram e ao WhatsApp com possibilidades de conversas em vídeo com até 50 pessoas, compartilhamento de telas. Ótimo para reuniões rápidas.

Zoom Meetings (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html) ferramenta de videoconferência que bombou nos últimos dias e que, inclusive, já deu nome ao mais novo sentimento de fadiga desta pandemia: Zoom Fadiga. Todavia, assim como as demais ferramentas, tem um ótimo potencial pedagógico a ser explorado com a possibilidade de uso para conversações e compartilhamento.

Trocas de mensagens, Redes Sociais e Chats

Blogger (https://www.blogger.com/about/?r=2) e WordPress (https://br.wordpress.com/create/) Os blogs são ótimas alternativas tanto para o compartilhamento de recursos midiáticos do professor para os alunos com possibilidades de comentários, integrações com várias plataformas e redes sociais, vídeos, imagens, formulários, como também entre alunos. Possibilidades amplas de aprendizagem tanto em ambientes públicos como privados.

Google Chat (https://chat.google.com/) e fóruns diversos: Possibilidade pedagógica ampla para debates aprofundados sobre determinados temas, podendo segmentar perguntas, compartilhar documentos, links e conhecimento. O bacana das ferramentas de Chat e Fóruns é a possibilidade retorno às conversas antigas pois estão armazenadas na rede mundial e não são criptografadas, sendo portanto, um espaço virtual comum, que pode ser público ou privado.

Facebook, WhatsApp, Twitter, Telegram, dentre outras: As redes sociais devem ser amplamente usadas em toda sua potencialidade. O educador ou os estudantes podem utilizar estas ferramentas para pesquisar canais, grupos de discussão, ou criar seus próprios grupos, há possibilidade de integrações entre redes e blogs, compartilhamentos de links e de ideias, enquetes e muito mais. É importante que todos estejam conscientes do potencial positivo e negativo das redes sociais, sendo portanto necessário que antes de qualquer uso pedagógico, o levantamento das regras de uso, de privacidade e de respeito mútuo, além de esclarecimentos sobre a legislação e a ética digital.

Emails diversos: (Gmail, Hotmail, Yahoo!, etc…):  Sem sombra de dúvidas, esta é o melhor ferramenta para o compartilhamento de ideias, mensagens e recursos midiáticos, sendo possível e acessível a milhares de pessoas, diferente dos recursos de videoconferência que requerem uma internet de boa qualidade. Esta ferramenta requer apenas uma conexão simples. Professores e alunos podem e devem utilizar este recurso sem moderação.

Apps Educacionais, Salas Virtuais e AVA

Google Sala de Aula (https://classroom.google.com/) Ferramenta Google voltada para a comunidade educativa, de qualquer nível de ensino, que permite aos educadores e alunos a troca de mensagens, atividades, exercícios, formulários, textos, arquivos de imagem, textos, vídeo, dentre outros com todas as potencialidades e integrações dos recursos Google.

Moodle (https://moodle.org/?lang=pt_br) e AVAs: O Moodle é o sistema de gestão de aprendizagens mais popular do mundo. Por ser gratuito, também permite que qualquer pessoa crie e divulgue cursos online, amplamente utilizado por faculdades e cursos de extensão universitária. Todavia, o educador precisa ter uma expertise no assunto antes de criar sua própria plataforma.

Udemy (https://www.udemy.com/), edX (https://www.edx.org/course), Coursera (https://www.coursera.org/) e Veduka (https://play.veduca.org/): Para quem gosta de estar constantemente aprendendo. Estes são sites e muitos tem seus respectivos aplicativos móveis com diversos cursos que se pode fazer gratuitamente, mas com certificação paga. O bacana é o aprendizado compartilhado por universidades do mundo inteiro. Todavia é importante ressaltar que no caso do Udemy você também pode ser criador de conteúdo.

ClassDojo (https://www.classdojo.com/pt-br/) Ambiente virtual de aprendizagem para crianças muito legal que permite aos professores e pais uma aproximação real com a possibilidade de compartilhamento de atividades, desenvolvimento de competências socioemocionais e muito mais.

Mentimeter (https://www.mentimeter.com/) ferramenta de apresentação de slides interativa que permite que ao educador realizar testes rápidos, simulações, enquetes, diagnósticos, validações e interações com alunos ou um público grande de pessoas. 

Plickers (https://get.plickers.com/) ferramenta de aprendizagem que permite ao educador criar banco de questões com múltiplos recursos midiáticos sendo que os alunos não necessitam ter aparelhos para participação, somente um QRCode gerado pelo próprio app. Todavia, esta ferramenta só permite o uso em sala de aula. Ótimo para aprendizagem em pares.

Remind (https://www.remind.com/) ferramenta que permite a aproximação de  da escola com a comunidade de pais. Hoje em dia, Grupos do WhatsApp foram criados com essa finalidade, todavia, se a escola ou o educador após reunião com pais decidirem adotar aplicativos educacionais de comunicação com responsáveis, o Remind é uma ótima opção, assim como o ClassDojo.

Kahoot! (https://kahoot.com/) ferramenta gamificada que permite ao professor explorar um ambiente de jogo na educação. Serve para qualquer nível de ensino e tem amplas possibilidades de exploração de recursos midiáticos. Serve tanto para a utilização individual, em equipes, quanto à distância, sendo síncrono e assíncrono, a depender do desejo do educador.

Duolingo (https://www.duolingo.com/learn) e outros Babbel, Bussu. O Duolingo é uma ótima ferramenta de aprendizagem de línguas diversas, sendo possível ao educador criar salas virtuais de aprendizagem e compartilhamento de tarefas entre os estudantes, além da ampla comunidade que troca informações na rede. Há outras diversas ferramentas similares, assim como ferramentas de intercambio que podem ser exploradas por qualquer pessoa.

KhanAcademy (https://pt.khanacademy.org/) ferramenta gamificada para o aprendizado da Matemática e conhecimentos científicos diversos, com integração ao Google Sala de Aula e muito mais. É uma ótima ferramenta que explora diversos recursos, com a possibilidade do professor criar seu próprio ambiente virtual de aprendizagem.

Socrative (https://socrative.com/) Assim como o Google Sala de Aula, há amplas possibilidades: criação de salas, grupos, compartilhamento de atividades, exercícios, etc.

Transmissão de Vídeo, Podcasts e Lives

Youtube (https://www.youtube.com/), Facebook (https://web.facebook.com/) e Instagram (https://www.instagram.com/): Assim como as videoconferências, que permitem que vários usuários consigam falar ao mesmo tempo, há recursos como transmissão online de vídeos e lives e hoje, estes canais servem como amplos potenciais pedagógicos, pois permitem que conferências, entrevistas, bate-papos, e muito mais sejam transmitidos para um público grande que interage com comentários e perguntas em chats e emojis, além de permitiram gravações.

Spotify (https://www.spotify.com/br/) Quando se fala em Spotify logo se imagina um ambiente de compartilhamento de músicas, todavia, a plataforma tem um potencial pedagógico enorme, pois qualquer usuário pode, respeitando as regras da plataforma, criar um Canal de Podcast para compartilhamento de entrevistas, debates, ideias. Imagine então se educadores resolvem adentrar este mundo e mudar a forma de aprender. Pensa que não existe? Então entra na plataforma e veja quantas canais de podcast educacionais a rede já possui.

Netflix (https://www.netflix.com/browse) e outras plataformas de streaming: Quantos educadores usam filmes na educação? Vários. A Netflix e as mais diversas plataformas de streaming tem um potencial pedagógico enorme. Após assistir os filmes indicados, os alunos podem através das mais diversas plataformas já citadas neste texto, compartilhar os conhecimentos adquiridos, comparar com textos diversos, fazer resenhas em processadores de texto offline e online.

TED (https://www.ted.com/) A plataforma TED compartilha vídeos das experiências de aprendizagens mais interessantes do mundo, ideias e conhecimento transmitidos gratuitamente e com amplo potencial pedagógico para debates e discussões, pois os vídeos, em sua maioria são curtos, dando a possibilidade do debate se prolongar na sala de aula.

Armazenamento de dados e compartilhamento coletivo de arquivos

Não poderia deixar de falar do potencial pedagógico e colaborativo de duas ferramentas essenciais:

Google Drive (https://drive.google.com/) que permite a integração entre ferramentas Google, armazenamento e compartilhamento de documentos, com ampla possibilidade de construção coletiva do Conhecimento com o Google Docs, Google Planilhas, Google Apresentações, Google Formulários, dentre outros. 

OneDrive (https://onedrive.live.com/) que permite a integração entre ferramentas Microsoft, armazenamento e compartilhamento de documentos, com ampla possibilidade de construção coletiva do Conhecimento com as ferramentas do Microsoft Office (Word, Excel, Powerpoint, dentre outros) tudo de forma online e offline)

Organizadores digitais

Google Keep (https://keep.google.com/u/0/#home); Trello (https://trello.com/pt-BR) e To Do (https://todo.microsoft.com/pt-br/) e calendários diversos. Não utilizar organizadores neste mundo digital é ser uma pessoa perdida. Acredito que muitas pessoas não conseguem dar o seu melhor devido justamente a grande quantidade de informação que a internet possui o que acaba dispersando o foco. Sendo assim, recomendo três organizadores de tarefas, listas e notas que podem, inclusive, ser compartilhada com equipes, possibilitando assim um amplo aproveitamento das atividades diárias. Não deixe de usar os calendários diversos para marcar reuniões, encontros virtuais e muito mais.

Espero que tenham gostado desta lista.

Até a próxima

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