Servidor do CNPq queima e milhares de dados acadêmicos ficam fora do ar

Foto: Herivelto Batista/ASCOM-MCTIC
Desde ontem, dia 26 de julho, que professores e pesquisadores do Brasil inteiro tentam acessar a plataforma Lattes e esta permanece fora do ar. 
Segundo a Revista Fórum, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) revelou que o servidor do CNPq “queimou” e que não havia backup da plataforma lattes e que ainda não é possível dimensionar a quantidade de dados que foram perdidos.
“A placa do servidor que queimou não tinha backup, a gente não sabe exatamente o que a gente perdeu (de dados), se perdeu alguns segundos, minutos, horas, dias. A folha de pagamento também está comprometida, vai ter que fazer algum processo manual, enfim, está um caos no CNPq”, informa o Conselho .
Em comunicado publicado nas redes sociais, o governo federal omite que pode ter perdido milhares de dados referentes à produção científica no Brasil, emitindo na Página do Facebook o seguinte comunicado:
O CNPq informa que segue em esforço conjunto com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI) para o restabelecimento dos sistemas após evento que causou a indisponibilidade das plataformas. A prioridade é restaurar o acesso aos currículos na Plataforma Lattes o mais rápido possível. Informamos, também, que todos os prazos estão suspensos e serão prorrogados. Para demais dúvidas, será criado um canal específico a ser divulgado em breve, além da nossa 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐀𝐭𝐞𝐧𝐝𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨, 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐭𝐞𝐥𝐞𝐟𝐨𝐧𝐞 𝟔𝟏 𝟑𝟐𝟏𝟏 𝟒𝟎𝟎𝟎.”
 

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