5 Dicas de Como usar o Quiz Interativo no PowerPoint para a Gamificação das Suas Aulas


Olá Educadores,

Prof. JP aqui! Espero encontrá-lo(a) bem!

Neste artigo vou compartilhar com você algumas dicas para a utilização do Quiz Interativo no PowerPoint para a Gamificação das suas Aulas.

Antes de tudo é preciso relembrar do quanto os recursos tecnológicos digitais podem ser imprescindíveis para a criação de experiências de aprendizagem significativas, ativas e criativas.

Sabemos que os estudantes de hoje não aprendem mais da forma como você e eu aprendemos. Certo? 

Com o avanço tecnológico, diferentes formas de organização e interação social surgiram e estão entremeadas hoje no nosso cotidiano definindo normas e padrões de comportamento. Decerto que as gerações Z e Alpha já olham para nós (X, Y e BabyBoomers) com vergonha alheia e nos taxam de cringes (risos).

Esta discussão geracional, que tem tomado conta da internet, tem revelado o gap tecnológico que muitos de nós vivemos e tudo isso se reflete no microcosmo da sala de aula.

Diante disso, podemos perguntar: Como criar experiências de aprendizagem que façam sentido para as gerações atuais?  Até que ponto uma aula expositiva, por exemplo, faz sentido se os estudantes podem encontrar com apenas um clique o mesmo conteúdo dessa aula em um vídeo no YouTube?

Por isso, sem nenhuma pretensão de trazer uma resposta pronta, vou compartilhar essa experiência com você. Vamos nessa?

Antes de mais nada, se ainda não sabes como criar um quiz interativo no PowerPoint assista o nosso Lab Dica no vídeo acima ou clicando aqui.

A Gamificação (game = jogo) enquanto metodologia ativa de aprendizagem, resumidamente, faz uso dos elementos de jogos em situações de não jogos para gerar a motivação nos estudantes, considerando os quatro aspectos de diversão no ato de jogar, segundo Zichermann e Cunningham (2011)

1.quando o jogador está competindo e busca a vitória; 

2. quando está imerso na exploração de um universo; 

3. quando a forma como o jogador se sente é alterada pelo jogo; 

4. e quando o jogador se envolve com outros jogadores

Dito isto, vamos então para as nossas dicas…

Dica Mestra. Conheça o contexto tecnopedagógico de seus estudantes e da escola.

Antes de usar qualquer recurso tecnológico é importante você conhecer o contexto tecnopedagógico onde pretende desenvolver a atividade. Tenha em mente as seguintes perguntas: A escola possui uma boa infraestrutura tecnológica? Tem datashow, caixa de som, tela de projeção, conectividade com a internet? Qual é o nível de maturidade tecnológica de meus estudantes e de que forma eles se relacionam com a tecnologia? Eles possuem acesso à internet? Possuem dispositivos móveis? Qual o meu nível de maturidade tecnológica enquanto educador?

Talvez você se sinta desestimulado com as respostas que possui para estas perguntas e se não possuí-las é importante buscar responde-las.

O fato é que não existe uma receita de bolo pronta para esse processo e quando elaboramos o nosso planejamento ele vem entremeado com a nossa vivência pessoal dentro do nosso contexto e com os recursos que temos disponíveis. Por isso, talvez o uso do Quiz possa não fazer tanto sentido, assim como pode ser bastante significativo numa outra realidade e tudo bem.

Diante disso, para criar uma experiência de aprendizagem significativa é importante considerar o contexto tecnológico e o contexto de vida de seus estudantes para que através do conhecimento eles construam a reelaboração de sua cultura pessoal.

Nos tópicos seguintes elencarei algumas possibilidades de uso deste recurso que pode tanto ser usado no virtual como no presencial.

Dica 1. Use o Quiz no início da aula para avaliar os conhecimentos prévios.

Aqui vamos considerar os dois cenários, presencial e virtual. Esta referência valerá para as próximas dicas.

Presencial – Antes de iniciar a sua aula organize o espaço da sala e os materiais (laptop, caixa de som e projetor). Você pode iniciar a sua aula usando o quiz para fazer a ativação dos conhecimentos prévios dos seus alunos. Divida-os em grupos, eleja representantes e estabeleça as regras de tempo e participação. É interessante que você confeccione plaquinhas com as alternativas de respostas para cada grupo. Tenha um bom sistema de recompensa, crie rankings e medalhas. A regra é: Divirta-se!

Virtual – No espaço virtual, geralmente mediado por alguma plataforma de videoconferência,  você pode usar uma dinâmica parecida com a qual você usaria no presencial. Divida os alunos em grupos, defina os representantes e no momento em que os grupos teriam que discutir para escolher a alternativa certa você poderia estimulá-los a fazer isso através do WhatsApp. Dependendo da plataforma de videochamada é possível até criar sub salas para o momento da discussão.

Dica 2. Use o Quiz durante a aula para estimular a curiosidade e a atenção.

Tanto no formato presencial como no virtual você pode utilizar o Quiz construído com perguntas relacionadas com os principais conceitos que você gostaria de trabalhar na aula. Use os mesmos formatos da dica 1 só que aqui a sua intenção será aguçar a atenção e a curiosidade para o tema em questão. Aqui é fundamental que você construa uma boa narrativa para o uso do recurso e tenha muito claro os mecanismos de feedback. Busque sempre relacionar os conceitos com questões práticas do cotidiano, da vivência e do mundo dos seus alunos.

Dica 3. Use o Quiz no final da aula para revisar e/ou avaliar o que os estudantes aprenderam

Aqui a proposta é usar o Quiz como ferramenta avaliação contínua. Aqui, ao invés de usar no inicio da abordagem de um tema como na dica 1, você usará no final para saber se os alunos conseguiram alcançar os objetivos de aprendizagem elencados por você. 

Dica 4. Use o Quiz integrado com a Instrução por Pares e outras ferramentas.

Aqui o nível de complexidade cognitiva vai aumentando e poderás trabalhar mais intencionalmente focado no desenvolvimento de determinadas competências relacionadas à argumentação, colaboração, pensamento crítico e etc.

A instrução por pares (peer instruction) é uma metodologia ativa onde os estudantes são estimulados a aprender uns com os outros e de forma autônoma. 

Para que esta abordagem funcione é fundamental que os alunos tenham acesso prévio ao conteúdo que será trabalhado em sala. Você, enquanto professor, pode oferecer resumos, indicação de leituras, video-aulas (de preferencia produzidas por você) e entre outros para que o estudante se aproprie da parte conceitual. Dessa forma, o tempo que você gastaria fazendo a exposição do conteúdo você pode utilizar para criar um espaço de aplicação do conhecimento em sala de aula ou noutros espaços.

Mas, onde o Quiz entra nessa história?

Bom, na metodologia de instrução por pares tem um momento onde em sala de aula (presencial ou virtual), após os estudantes terem acesso prévio ao conteúdo, você deverá realizar testes conceituais para verificar o coeficiente de aprendizagem da turma a partir do acesso prévio ao conteúdo. Essa verificação geralmente é feita com o uso de perguntas objetivas, semelhantes as que usamos num quiz.

A partir do percentual de acertos, você professor(a) decide se reforça o conceito, estimula a discussão por pares ou passa para o próxima questão.

Geralmente, o parâmetro utilizado é o seguinte:

< 30% de acerto – O professor deve reforçar o conceito através da exposição;

Entre 50% e 70% de acerto – Realiza a instrução por pares;

> 70% de acerto – Segue para o próximo teste conceitual.

O momento da instrução por pares é onde os alunos se organizam aleatoriamente em grupos e vão discutir entre si sobre a questão em analise. A proposta é que cada um argumente e explique para o seu par, fundamentando seu ponto de vista nos pressupostos científicos, os motivos que levaram a escolher determinada alternativa. Após esse processo, você pode revelar a alternativa correta.

Dica 5. Estimule os estudantes a criarem seus próprios Quizzes para desafiar seus colegas.

De acordo com a pirâmide de William Glasser, nós aprendemos mais quando ensinamos e criamos. A ideia aqui é você estimular os estudantes a criarem seus próprios jogos. Crie uma gincana de criação de jogos e desafie seu alunos neste processo. Deixe a criatividade e a imaginação rolarem soltas, mas tenha sempre o direcionamento da atividade com rubricas de aprendizagem definidas de forma clara e objetiva.

Espero que tenha gostado das dicas.

Lembre-se: Os recursos e as metodologias estão a nosso serviço e não o contrário. Aprender é saborear o conhecimento com a cabeça, com o coração e com as mãos.

Baixe aqui o material de amostra do quiz.

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Com afeto,

Prof. JP

Sobre mim: Sou manauara, licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Amazonas; pós-graduando do curso de Neuropsicopedagogia pela Faculdade CENSUPEG; pós-graduando em Tecnologias Aplicadas à Educação; Pós-graduando em Educação 5.0 – Metodologias Ativas, Tecnologias Disruptivas e Inovação Curricular (BNCC);  atuo na Formação de Professores para o uso de Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas na educação desde 2017. Sou o pai da Helena ❤️ e acredito que as verdadeiras transformações acontecem por meio da Educação.

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